Conteúdos do Blog

Nesta página electrónica, encontrará poemas e textos de prosa (embora estes últimos em minoria) que visarão várias temáticas: o amor, a natureza, personalidades históricas, o estado social e político do país, a nostalgia, a tristeza, a ilusão, o bom humor...

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Poema nº 311 - O Templário de Almourol



O Templário de Almourol 
(Soneto da autoria de Laurentino Piçarra)


Libertem as orações de glória
Do idílico castelo de Almourol
Casa de templários sem memória
De mitos esmorecidos pelo sol.

Outrora, Gualdim na ilha aportava
Ostentando a cruz avermelhada
A razão de ser do manto branco
Que trajara no advento da cruzada!

Desde Ourique até à lendária Terra Santa,
Manejara a fé pelo versículo da espada
Numa destreza que até o mar se agiganta.

E ali estava ele naquela fortaleza do Tejo,
Atento aos intentos dos emires sarracenos,
Disposto a preferir a morte ao sacrilégio.




Imagem meramente exemplificativa retirada de: https://www.pinterest.pt/pin/349380883577146956/ 


Nota-Extra: O castelo de Almourol fica situado numa pequena ilha do rio Tejo. Foi reedificado por Gualdim Pais, templário português que esteve presente nas batalhas de Ourique, no cerco de Lisboa, na conquista de Ascalona (isto já na sua digressão à Terra Santa), na defesa do Principado de Antioquia, e ainda na defesa da praça de Tomar, aquando do seu regresso. Foi responsável pela criação de vários castelos. O seu papel no castelo de Almourol foi relevante. Aqui implementou técnicas da arquitectura levantina. Neste cenário, Gualdim Pais poderá ter sido o templário português com maior carreira e obra feitas. Daí o termos relembrado neste poema.
Este texto não pretende valorizar de, modo nenhum, o fanatismo religioso, mas antes o espírito de aventura e coragem de todos aqueles que, na época medieval, guerreavam heroicamente pelas suas convicções ou por causas patrióticas. Neste blogue, também elogiaremos personalidades de outras religiões que se evidenciaram no mundo. Somos a favor da história, mas seremos sempre também a favor da liberdade e da tolerância no século XXI.

Sem comentários:

Enviar um comentário