No dia 31 de Maio (um Domingo), estive presente, entre as 22 e 24 horas, no programa "O Correr das Águas", um projecto radiofónico exemplarmente conduzido por Dinis Silva que é difundido no Rádio Clube da Feira (104.7 FM). Nessa iniciativa que desempenha uma função similar à de guardiã da literatura, mais concretamente, da poesia portuguesa, tive a oportunidade de partilhar impressões com todos os intervenientes, cujo grau de intelectualidade era indubitavelmente elevado, além de ressalvar a sua contribuição enriquecedora para a cultura.
Neste tertúlia, recitou-se poesia de notável categoria, debateram-se assuntos pertinentes, e imperou igualmente a boa disposição. Ao longo das duas horas de emissão, foram citados nomes sonantes que marcaram a tradição poética em Portugal (Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Sophia de Mello Breyner, Miguel Torga, Sá de Miranda...) e ainda a prosa nacional (Júlio Dinis, Fialho de Almeida, Camilo Castelo Branco...).
Saúdo a presença de todos os intervenientes, nomeadamente a da poetisa Luana Lua (natural de Paredes), e dos poetas Manela Correia e Ricardo Trigo (membros do Movimento Poético de Santa Maria da Feira), e ainda de Eduardo Belinha que fez desfilar o seu talento musical através de composições acompanhadas por uma enorme carga de emotividade.
Os poemas que abordei nesse programa foram os seguintes:
- A Esmola do Pobre (autoria de Júlio Dinis, 1839-1871)
- O Mar Mítico da Aguda
- A Imortalidade dos Gladiadores da Cultura
- O Segredo de Pintor
- Fialho, o Prosador da Frontalidade (o estimado locutor Dinis Silva teve a generosidade de o recitar)
Agradeço imenso a oportunidade que me foi concedida pelo Sr. Dinis Silva e pelo Rádio Clube da Feira. Além de ter usufruído da oportunidade de apresentar e divulgar parte do meu trabalho, esta experiência permitiu-me adquirir um notório grau de aprendizagem.
A belíssima reportagem fotográfica é da autoria de Sãozita Alves.
Sem comentários:
Enviar um comentário